terça-feira, 22 de junho de 2010

Tratamento com acupuntura em cachorros.

Novas tecnicas de tratamento para animais com algum tipo de enfermidade, que possa ou nao ter cura, ou até mesmo para a aceleração da cura daquelas que são providas. No caso especifico, trata-se da cinomose, uma doeça viral que atinge apenas cachorros ou furoes. O vírus ataca a bainha de mielina, uma camada que reveste a célula, quando ela é desgastada até encontrar a célula, os nervos logo são comunicados, onde tem que haver o controle dos neurônios, e com isso apresenta descontrole muscular, impulsos nervosos no musculo, que fica conhecido como ''tremedeira'', sem falar das dores que o infectados sentem entre um osso e outro, gengiva inchada e muito muco nos olhos.
A patologia é tratada a base de vitamina A, soro-globulin e às vezes com diazepan ou gadernal, alguns calmantes por causa do descontrole muscular , as dores sao controladas com o proprio soro, em outros casos é recomendado um remedio.
Sua alimentação, pode ser feita com a adição de vitamina A nos alimentos, mas de forma controlada para nao ter hipervitaminose. Alimentos recomendados são o leite, água a vontade, alimentaçao quatro vezes por dia, patê de fígado misturado com ração a base de leite, a gurdura é indispensável, pois quanto mais, maior a fixaçao do soro no organismo do animal.
Pela maioria dos casos, o cão é levado a óbito, dependendo do caso esta decisão é dada apenas para casos que já atingio a fase nervosa, quando o cão nao reconhece mais o dono, ou quando ele está sofrendo a tal ponto.
O tratamento de acupuntura é feito com sessoes que varia de 5 até 12, tem preço em média de 500 reais cada uma, mas é muito eficaz, o resultado é logo percebido, levando-o a agir como um cachorro como todos os outros, o vírus tem pouca resistência no ar, o que não impede um passeio. Como sequelas apresentam-se o tremor nas patas, ou em uma delas.
Não é aconselhavel o cruzamento, pois seus filhotes nascerao com o mesmo. O melhor a fazer, é cuidar do cão, dando atenção e carinho, pois a depressao no ser é bastante comum, desistir numa situação de tratamento dessas é falta de amor.

2 comentários: