quinta-feira, 24 de junho de 2010

O mundo das abelhas


As abelhas nao significam apenas aquelas incovenientes que cercam o refrigerante ou qualquer coisa doce, incrivel como todos tem uma visão limitada sobre essas maravilhas de asas. Seu papel no ecossistema não é apenas produzir mel, e ficar voando por aí. Aquelas que são nativas do Brasil sao chamadas de melíponas, que nao possuem ferrão, quem estao em maior abundancia em nosso país, o que muitos desconhecem. As que tem ferrão, são originadas da Africa, trazidas pra cá por um pesquisador, que ao voltar trouxe uma caixa, que foi quebrada, as abelhas se adaptaram facilmente ao clima tropical, que nao tem muita diferença ao dos africanos.

A sua casta é dividita em rainha, possuindo apenas uma em cada colonia, fisiologicamente é marcada pelo seu tamanho superior, essa diferença só pode ser notada após à fecundação, onde seu abdômen incha, ovopositando seus ovos numa célula aberta prepada pelas operárias na própria colônia. As operárias, são as que mais trabalham, formando a colméia com o cerume (produzido pelas abelhas), uma especie de cera, as operarias forrageiras, o alimento vai trazer, pondo nas celulas abertas para nutrir os ovos. O zangão dificilmente vive numa colonia, seu papel é apenas reprodutor, na maioria das vezes após a cópula ele é expulso, ou em outros casos a rainha sai para procurar um macho e depois volta.

Nas melíferas a casta é determinada pela nutrição, o que é chamado de parterogênese, quando um é alimentado por geléia real, este será uma rainha. Já nas melíponas é pela genética. A maioria das abelhas nao vivem em conjunto, outra concepção errada que temos, é raro uma abelha que tem uma colônia e é fiel a ela e vive apenas em conjunto.

É importante tomar o conhecimento, pois elas são de extrema impotância para a sociedade, colhem o pólen das flores, juntamente com o nectar e produzem o mel, que é indispensavel como materia prima em varios requisitos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Tratamento com acupuntura em cachorros.

Novas tecnicas de tratamento para animais com algum tipo de enfermidade, que possa ou nao ter cura, ou até mesmo para a aceleração da cura daquelas que são providas. No caso especifico, trata-se da cinomose, uma doeça viral que atinge apenas cachorros ou furoes. O vírus ataca a bainha de mielina, uma camada que reveste a célula, quando ela é desgastada até encontrar a célula, os nervos logo são comunicados, onde tem que haver o controle dos neurônios, e com isso apresenta descontrole muscular, impulsos nervosos no musculo, que fica conhecido como ''tremedeira'', sem falar das dores que o infectados sentem entre um osso e outro, gengiva inchada e muito muco nos olhos.
A patologia é tratada a base de vitamina A, soro-globulin e às vezes com diazepan ou gadernal, alguns calmantes por causa do descontrole muscular , as dores sao controladas com o proprio soro, em outros casos é recomendado um remedio.
Sua alimentação, pode ser feita com a adição de vitamina A nos alimentos, mas de forma controlada para nao ter hipervitaminose. Alimentos recomendados são o leite, água a vontade, alimentaçao quatro vezes por dia, patê de fígado misturado com ração a base de leite, a gurdura é indispensável, pois quanto mais, maior a fixaçao do soro no organismo do animal.
Pela maioria dos casos, o cão é levado a óbito, dependendo do caso esta decisão é dada apenas para casos que já atingio a fase nervosa, quando o cão nao reconhece mais o dono, ou quando ele está sofrendo a tal ponto.
O tratamento de acupuntura é feito com sessoes que varia de 5 até 12, tem preço em média de 500 reais cada uma, mas é muito eficaz, o resultado é logo percebido, levando-o a agir como um cachorro como todos os outros, o vírus tem pouca resistência no ar, o que não impede um passeio. Como sequelas apresentam-se o tremor nas patas, ou em uma delas.
Não é aconselhavel o cruzamento, pois seus filhotes nascerao com o mesmo. O melhor a fazer, é cuidar do cão, dando atenção e carinho, pois a depressao no ser é bastante comum, desistir numa situação de tratamento dessas é falta de amor.